quinta-feira, 11 de março de 2010

RELATÓRIO DO MÊS DE OUTUBRO

Este mês foi repleto de muitas novidades no Gestar II. Primeiramente, porque tivemos o segundo encontro de capacitação com os nossos formadores da UnB - Universidade de Brasília. Neste encontro, nos foi dada a oportunidade de expressar todas as nossas angústias, medos, atropelos e decepções com o programa de formação. De certa forma, acalmamo-nos, também, por ouvir os desabafos dos demais formadores proporcionando-nos um momento enriquecedor, pois saímos de Fortaleza certos de que estávamos no caminho correto para trabalhar com o curso e os cursistas, e cheios de novas esperanças por ter a certeza de que, em média, o programa fluía igualmente em todos os municípios de formação. Em segundo lugar, quando retornamos à nossas cidades conseguimos transmitir aos cursistas mais segurança e determinação ao dar continuidade aos TPs e as teorias abordadas por eles.
Nos encontros desse mês, demos continuidade aos trabalhos com o TP4 (UNIDADES 15 E 16) e oficina 8, assim como iniciamos o TP5 (UNIDADES 17 E 18 E OFICINA 9) dando prosseguimento somente no mês seguinte. Os cursistas, no entanto, demonstraram mais compromisso com as atividades propostas e participaram mais ativamente dos debates travados nos encontros sobre as teorias e sobre as atividades que lhes eram propostas para realizar com os alunos. Alguns professores cursistas mostraram-se bastante entusiasmados com as discussões sobre Estilística e Coerência Textual, pois demonstravam ter seu primeiro contato com essas áreas de estudo visto que alguns dos participantes da sala de Língua Portuguesa não são formados na área, transformando esses encontros em momentos de muito debate e consciência profissional. Lembrar desses encontros emociona-me, porque pude perceber a importância de um curso desse porte para os nossos professores que muitas vezes olham para nós com o olhar de criança quando começa a descobrir suas primeiras palavras, levando-nos a refletir quão difícil e carente é o nosso sistema de ensino-aprendizagem. Porém, senti muita dificuldade e resistência por parte dos mesmos quando falei sobre o projeto que eles tinham que realizar e executar, de modo a cumprir com as etapas necessárias e exigidas pelo curso.
Contudo, o Gestar II sempre nos enche de esperanças e confiança mostrando-nos que nossa prática pedagógica está caminhando rumo a um futuro em que teremos mais satisfação e veremos mais resultados por parte dos nossos professores e, consequentemente, dos nossos alunos.

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