sábado, 13 de março de 2010

RELATÓRIO DE NOVEMBRO E DEZEMBRO

Em Novembro e Dezembro nossos encontros renderam atividades prazerosas, porém encontrei muita dificuldade em motivar os professores cursistas para continuarem aplicando as atividades e executar os projetos, visto que, estávamos iniciando o mês de preparação para todas as atividades relativas ao término do ano letivo como provas, fechamento de notas, recuperação, etc.
Contudo, continuamos nossas atividades dando prosseguimento ao TP5 trabalhando as noções de coesão textual e as relações lógicas no texto, como também a oficina 10. Nessa etapa do TP, podemos trabalhar com vários textos que exploravam tanto a linguagem verbal como a não-verbal estabelecendo as relações lógicas e a coesão necessária aos textos, principalmente os publicitários. Além disso, utilizamos slides que complementavam e ampliavam os conhecimentos dos professores cursistas nas áreas que estávamos estudando. Orientei, também, aqueles cursistas que ainda não tinham entregue nada acerca do projeto, uma vez que muitos ainda resistiam em fazê-lo alegando falta de tempo.
Nesses encontros, observei que muitas vezes, nós professores nos predemos às atividades que precisamos realizar para cumprir o cronograma letivo, impossibilitando-nos, ainda, de realizar momentos criativos e diferentes com os nossos alunos como os que o Gestar II nos proporciona. Isso porque somos cobrados pelo sistema educacional que, muitas vezes joga-nos atividades, projetos, olimpíadas, entre outros, para serem realizados e não percebem que exigem que cumpramos, também, um cronograma de conteúdos longo. A angústia dos cursistas do Gestar II é reflexo dessa cobrança que nos deixa aflitos e em alguns casos “num beco sem saída”.
Tendo em vista o que foi relatado anteriormente, resolvemos (equipe do Gestar II de Pereiro) fazer uma pausa em Dezembro (realizando apenas um encontro durante esse mês) para que os professores cursistas pudessem respirar mais aliviados para executar as atividades de fim de ano letivo, pois prevíamos que se cobrássemos deles as atividades do Gestar poderíamos desmotivá-los a continuar com o programa de formação.

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