sábado, 13 de março de 2010

RELATÓRIO DE FEVEREIRO DE 2010

Começamos os estudos com o TP6 no mês de Fevereiro de 2010. Iniciamos as atividades trabalhando o slide de motivação “Educar o olhar – Rubem Alves”, em seguida foi solicitada uma discussão sobre o que seria Argumentação, ou seja, investigamos os possíveis conhecimentos dos cursistas acerca do tema trabalhado. As falas dos cursistas foram muito pertinentes e condizentes com o assunto em questão em todos os encontros que tratamos do referido TP. Fizemos, também, a leitura e debate do texto “ARGUMENTAÇÃO” do ampliando nossas referências da p. 59 do TP6. Exploramos, nos encontros, slides como “Argumentação e Argumentação e linguagem”, entre outros, além de muita problematização e a realização de atividades do TP6 como a da p.220 referente à oficina 11. Além disso, as lições de casa renderam grandes debates, principalmente no que diz respeito ao processo de produção textual: revisão e edição, pois os cursistas mostraram alguns agravantes em realizar este tipo de atividade com seus alunos que, por sua vez, sentem muita dificuldade em produzir textos.
Todos os encontros e oficinas referentes ao TP6 aconteceram de forma dinâmica, descontraída e com muita participação dos cursistas, seguindo o mesmo esquema de trabalho relatado anteriormente. Isso me fez avaliar esses encontros como alguns dos mais proveitosos possíveis do Gestar II em Pereiro.
No início desse mês também, aconteceram as últimas orientações para a execução dos projetos que por sua vez, até o final do referido período, já se concretizavam nas salas de aula com alguns alunos e professores cursistas.
Por fim, a energia dos cursistas com o programa, mais uma vez, estava revigorada com toda a animação e disposição o que possibilitou trabalhos brilhantes com os alunos comprovados nas visitas às escolas. Nesses encontros foi solicitado aos cursistas um memorial que pudesse fazer parte dos seus portfólios compondo, dessa forma, um arquivo pessoal de identidade do próprio cursista. Essa atividade, segundo relato dos próprios professores, embora trabalhosa, foi uma das mais motivadoras e prazerosas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário