quinta-feira, 18 de março de 2010

AUTOAVALIAÇÃO DA FORMADORA

A EXPERIÊNCIA GESTAR II FOI GRATIFICANTE PARA MIM ENQUANTO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, UMA VEZ QUE ME POSSIBILITOU A DESCOBERTA DE NOVOS CONHECIMENTOS, ASSIM COMO ME DEU A GRATA OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR MOMENTOS DE MUITA REFLEXÃO NO TOCANTE AO MEU CONTATO COM OUTROS PROFESSORES COMO FORMADORA DESTES.
DURANTE OS ENCONTROS E ACONCHEGANTES DISCUSSÕES, TANTO NAS FORMAÇÕES COM A PROFESSORA DA UnB COMO NAS OFICINAS COM OS PROFESSORES CURSISTAS, FUI PERCEBENDO QUE MUITO TINHA, AINDA, PARA APRENDER E MELHORAR NO MEU CONVÍVIO PROFISSIONAL, TODAVIA PROCUREI INTERAGIR AO MÁXIMO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS E DISCUSSÕES. REFIRO-ME A ESSA MELHORIA PORQUE NA PRIMEIRA FASE DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA SENTI MUITA INSEGURANÇA E MEDO DE “NÃO DAR CONTA DO RECADO”, HAJA VISTA QUE O MATERIAL PARA ESTUDO ERA MUITO NUMEROSO E A MINHA INESPERIÊNCIA COM APRESENTAÇÕES AOS PROFESSORES ERA AINDA MAIOR.
NO ENTANTO, PRIMEIRAMENTE RESOLVI FAZER UM EXERCÍCIO DE AUTOREFLEXÃO: “SERÁ QUE OS CURSISTAS IRIAM COMPREENDER O QUE EU ESTAVA FALANDO? SERÁ QUE EU REALMENTE TERIA TEMPO E DISPOSIÇÃO PARA REALIZAR OS ESTUDOS E DICUSSÕES? SERÁ QUE TODOS IRIAM ME ACEITAR COMO FORMADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, UMA VEZ QUE EU SOU UMA DAS PROFESSORAS MAIS NOVATAS E MENOS EXPERIENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR.” TANTOS MEDOS SURGIRAM NAQUELE INÍCIO DE FORMAÇÃO, MAS EU TIVE QUE PENSAR POSITIVAMENTE E COMEÇAR COM O TRABALHO PORQUE O MEU TEMPO ERA MUITO CURTO.
CONSEGUI LER QUESE QUE POR COMPLETO OS TPs ANTES QUE COMEÇASSEM AS OFICINAS, MAS DEVIDO AO TEMPO FOI UMA LEITURA NÃO DE APROFUNDAMENTO, SOMENTE DE CONHECIMENTO. AO LONGO DOS ENCONTROS RETORNEI PARA MAIS LEITURAS E PROCUREI TAMBÉM OUTRAS FONTES QUE PUDESSEM ME AUXILIAR NOS ESTUDOS E TRANSMISSÕES DE CONTEÚDOS. SEMPRE PLANEJEI ANTES DOS ENCONTROS COM A COORDENADORA DO CURSO, EDNEIDE, E COM O FORMADOR DE MATEMÁTICA, ALCIDES. ÀS VEZES, SENTIA MUITA DIFICULDADE EM ORGANIZAR OS MOMENTOS DE ATIVIDADES. TODAVIA CONSEGUI CHEGAR A UM ESQUEMA QUE SUPUNHA DAR CERTO E QUE EU ACREDITAVA PRODUZIR RESULTADOS.
NOS ENCONTROS COM OS PROFESSORES CURSISTAS TIVE, NO INÍCIO, UM POUCO DE DIFICULDADES, POIS ACHAVA QUE EU NÃO CONSEGUIA ME FAZER ENTENDER PELOS PRESENTES OU QUE ELES ACHAVAM ENFADONHO E CANSATIVO OS ENCONTROS. ENTÃO, PEDI AJUDA À COORDENADORA, PROCUREI PASSAR AVALIAÇÕES PARA QUE PUDESSE PERCEBER O QUE ESTAVA INCOMODANDO OS CURSISTAS E FUI TENTANDO MMELHORAR E DINAMIZAR MAIS OS ENCONTROS LEVANDO ATIVIDADES MAIS INTERATIVAS, SLIDES E DINÂMICAS. TAMBÉM POSSO RESSALTAR QUE NÃO CUMPRI COMO DEVERIA AS VISITAS ÀS ESCOLAS, NÃO PORQUE NÃO QUISESSE, MAS PORQUE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NÃO DISPONIBILIZAVA DE CARRO PARA QUE PUDÉSSEMOS PERCORRER A ZONA RURAL.
COM RELAÇÃO AO BLOG, SENTI MUITAS DIFICULDADES, POIS NUNCA TINHA TIDO CONTATO COM CONFIGURAÇÕES, POSTAGENS, EDIÇÕES, ETC., POR ISSO TIVE QUE PEDIR AJUDA A PESSOAS QUE ENTENDIAM MAIS DO QUE EU DESSE UNIVERSO TECNOLÓGICO. ALÉM DISSO, OUTRO AGRAVANTE PARA MIM FOI A TÃO CONHECIDA “FALTA DE TEMPO” PARA FAZER AS POSTAGENS E ATUALIZAÇÕES DO BLOG. PORÉM, SEMPRE QUE ENCONTRAVA ALGUM ESPAÇO NOS MEUS HORÁRIOS TENTAVA POSTAR ALGUM DOS RELATÓRIOS MENSAIS QUE ESCREVIA SOBRE AS OFICINAS E TENTEI CUMPRIR PONTUALMENTE AS ATIVIDADES SOLICITADAS PELA FORMADORA DA UnB COMO O MEMORIAL E OS PRÓPRIOS RELATÓRIOS.
EMBORA TENHA VIVENCIADO, NO GESTAR II, EXPERIÊNCIAS DESAGRADÁVEIS COMO A FALTA DE INTERESSE E MOTIVAÇÃO DE ALGUNS CURSISTAS OU A MINHA PRÓPRIA FALTA DE TEMPO PARA CONHECER MELHOR O MATERIAL RIQUÍSSIMO QUE TINHAMOS EM MÃOS, PUDE VER O QUANTO ESSA EXPERIÊNCIA FOI IMPORTANTE PARA MIM E O QUANTO EU CRESCI PROFISSIONALMENTE E EM TERMOS DE CONHECIMENTO. POSSO AINDA ACRESCENTAR QUE SEI QUE NÃO FUI UMA DAS MAIS EXEMPLARES E BRILHANTES FORMADORAS DO GESTAR II POR TODOS OS MOTIVOS QUE JÁ RELATEI ACIMA, MAS PELO MENOS EU TIVE A CONSCIÊNCIA DE QUE MUITO EU PRECISAVA MELHORAR E BUSCAR PARA ENGRANDECER O MEU TRABALHO, E EU ASSIM FIZ. CONTUDO, DURANTE O CURSO CORRI ATRÁS DOS MEUS OBJETIVOS E TENTEI, DA FORMA MAIS CLARA E DINÂMICA TORNAR ESSES MOMENTOS AGRADÁVEIS A TODOS, REPASSAR AOS PROFESSORES CURSISTAS UM MUNDO DE CONHECIMENTO E ESPERANÇAS DE QUE O NOSSO ENSINO PÚBLICO ESTÁ RUMANDO PARA A MELHORIA. BASTA QUERERMOS E CORRERMOS ATRÁS DAS OPORTUNIDADES QUE NOS SÃO DADAS.

JUCILÉA CAMPOS ALVES.



2 comentários:

  1. Já era sua fâ, agora estou mais ainda. Me passe o segredo de seu sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Assim,queria fazer parte do Gestar II de Pereiro, com uma uma formadora dessa. Minha formadora fala muito de voçê. beijinhos...

    ResponderExcluir