sábado, 24 de outubro de 2009

RELATÓRIO DO MÊS DE SETEMBRO

NAS OFICINAS REALIZADAS NO MÊS DE SETEMBRO, EM PEREIRO, DEMOS CONTINUIDADE AO TP3 E INICIAMOS O TP4.
NO PERÍODO EM QUESTÂO, OBSERVAMOS VÁRIAS MUDANÇAS, TANTO POSITIVAS COMO NEGATIVAS, PARA O GESTAR II EM NOSSA CIDADE. ISSO PORQUE, NOTOU-SE NOS PROFESSORES UMA MAIOR EMPOLGAÇÃO, COMO TAMBÉM, UMA PREOCUPAÇÃO COM O ANDAMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NOS TPs. DURANTE OS ENCONTROS REALIZADOS, OS CURSISTAS MOSTRARAM-SE MOTIVADOS NAS ATIVIDADES DE ESTUDO E NAS ATIVIDADES PROPOSTAS NAS OFICINAS DOS TPs, PORÉM SENTIRAM-SE INCOMODADOS COM O POUCO TEMPO QUE TÊM PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA, COM OS SEUS ALUNOS, E PARA A REALIZAÇÃO DOS RELATÓRIOS REFERENTES À APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES.
EM VIRTUDE DAS RECLAMAÇÕES COM O POUCO TEMPO, PUDE OBSERVAR O COMPROMETIMENTO QUE ESSE PROBLEMA CAUSOU AO CURSO, POIS TODA VEZ QUE SE PROPUNHA UMA NOVA ATIVIDADE, OS CURSISTAS DEMONSTRAVAM UMA INQUIETAÇÃO E, TAMBÉM, UMA ANGÚSTIA POR ACHAREM QUE O TEMPO CORRIDO ESTAVA COMPROMETENDO O ANDAMENTO DA APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA, ALEGANDO QUE AS PROPOSTAS DE TRABALHO DO CURSO PODERIAM NÃO SER APLICADAS COMO DEVERIA.
TODAVIA, SENTI QUE NESTE MÊS OS PROFESSORES REALMENTE PERCEBERAM A IMPORTÂNCIA DO CURSO, POIS SE MOSTRARAM MAIS EMPENHADOS EM CUMPRIR AS ATIVIDADES SOLICITADAS DURANTE A EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS. TAMBÉM PERCEBI QUE OS MESMOS ACHARAM MELHOR AS ATIVIDADES PROPOSTAS NAS LIÇÕES DE CASA.
DESSE MODO, ENTENDO QUE A SEMENTE DO GESTAR II ESTÁ COMEÇANDO A BROTAR NOS CORAÇÕES E MENTES DOS NOSSOS PROFESSORES TÃO CANSADOS E DEBILITADOS COM O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM NOSSAS ESCOLAS E COM A FALTA DE APOIO DIDÁTICO PARA REALIZAREM UM TRABALHO MAIS SIGNIFICATIVO E COMPENSADOR.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

DEPOIMENTO DE UM DIRETOR SOBRE O GESTAR II


ESTUDO DO TP

APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS

PRODUÇÃO DE CARTAZES

MOMENTO DE ESTUDO

TURMA DE PORTUGUÊS EMPENHADA COM O GESTAR II

TRABALHOS EM GRUPO


GRUPO EMPENHADO EM APRENDER


FELICIDADE COM GESTAR II

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

RELATÓRIO DO MÊS DE AGOSTO

O GESTAR II EM PEREIRO/CEARÁ TEVE INÍCIO NO DIA 12/08/09 COM A OFICINA INTRODUTÓRIA (AULA INAUGURAL) REALIZADA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL CLEONICE FREIRE DE QUEIROZ, LOCALIZADA NA SEDE DO MUNICÍPIO. O ENCONTRO DEU-SE MEDIANTE A PRESENÇA DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO, DA COORDENADORA PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA DO GESTAR II, DOS FORMADORES DO GESTAR II E DOS PROFESSORES CURSISTAS INSCRITOS. INICIALMENTE, A COORDENADORA DO PROGRAMA ESCLARECEU A SISTEMÁTICA DO CURSO EVIDENCIANDO SUA FALA PARA OS OBJETIVOS, ORGANIZAÇÃO E AÇÕES QUE O MESMO PRETENDE ALCANÇAR. EM SEGUIDA, OS FORMADORES APRESENTARAM A PROPOSTA DE CADA ÁREA (LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA) RESSALTANDO OS OBJETIVOS DIRECIONADOS A CADA MODALIDADE. NA SEQUÊNCIA, CADA FORMADOR E CURSISTAS DAS ÁREAS VISADAS DIRIGIRAM-SE PARA SALAS SEPARADAS, ONDE DERAM PROSSEGUIMENTO A APRESENTAÇÃO DO CURSO E DE SUAS PROPOSTAS. NAQUELE MOMENTO, ERA VISÍVEL NO OLHAR DOS CURSISTAS A ANSIEDADE E O DESEJO DE INICIAR O CURSO, COMO TAMBÉM FICOU CLARA A AFLIÇÃO QUE OS MESMOS DEMONSTRAVAM AO SE FALAR NOS TRABALHOS E ESTUDOS QUE SERIAM REALIZADOS DURANTE O MOMENTO DE FORMAÇÃO. NESSA HORA DE ESCLARECIMENTOS DAS DÚVIDAS, FOI PERCEPTÍVEL O ENTUSIASMO QUE NORTEAVA AS DISCUSSÕES, A NECESSIDADE DE UM MOMENTO DE FORMAÇÃO QUE TROUXESSE ALGUMA ESPERANÇA DE MUDANÇA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM POSSIBILITANDO A PROFESSORES, TÃO COMPROMETIDOS COM O SABER E COM O TRABALHO, A CHANCE DE UM RECOMEÇO, DE UM REPENSAR DA ATIVIDADE DOCENTE QUE HÁ MUITO SE BUSCAVA.

A PRIMEIRA OFICINA FOI REALIZADA NO DIA 18/09/09 NA MESMA ESCOLA, NO PERÍODO DA NOITE. NESTA, ACONTECERAM AS SEGUINTES ATIVIDADES EM ORDEM SEQUENCIADA:

1º MOMENTO: SLIDES DE MOTIVAÇÃO;

2º MOMENTO: APRESENTAÇÃO DE DÚVIDAS SOBRE A LEITURA DO GUIA GERAL, POR PARTE DOS CURSISTAS;

3º MOMENTO: APRESENTAÇÃO DA ESTRUTURA DO TP, EXPLANAÇÃO SOBRE O PORTIFÓLIO E SOBRE O PROJETO FINAL DO CURSO;

4º MOMENTO: APRESENTAÇÃO DE SLIDES COM CONCEITOS ABORDADOS NO TP3 (TEXTO, PRÁTICA SOCIAL E DISCURSIVA, INTERAÇÃO, COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA E SOCIOCOMUNICATIVA, SUPORTE, GÊNEROS TEXTUAIS);

5º MOMENTO: LEITURA, EM GRUPO, DO TEXTO DE ABERTURA DA UNIDADE 9 DO TP3;

6º MOMENTO: ATIVIDADES EM GRUPO, DIVIDIDAS POR ANO E/OU SÉRIE DE ENSINO: RESOLUÇÃO DA ATIVIDADE 3 DA UNIDADE 9 DO TP3, DISCUSSÃO SOBRE AS DIFICULDADES E FACILIDADES NA RESOLUÇÃO DA ATIVIDADE, ANÁLISE DAS AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS DE ENTRADA DO CURSO E DIVISÃO DAS ATIVIDADES PARA SEREM REALIZADAS EM CASA.

ESSA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO EM CONJUNTO TROUXE MUITAS DISCUSSÕES SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS, POIS ALGUNS PROFESSORES CURSISTAS DEMONSTRARAM INTERESSE NO TRABALHO SUGERIDO NO TP3 RELATANDO SUAS DIFICULDADES E SEUS PROVEITOS NAS ATIVIDADES COM ESSA PRÁTICA ANTES DO GESTAR II. PORÉM RESSALTARAM QUE O TRABALHO COM GÊNEROS É UM POUCO COMPLICADO TENDO EM VISTA A FALTA DE INTERESSE DOS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES DE LEITURA E DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, ASSIM COMO, DAS DIFICULDADES QUE OS MESMOS ENCONTRAM QUANDO É PROPOSTO ATIVIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL. ESSA AFLIÇÃO FOI DEMONSTRADA POR TODOS OS CURSISTAS E GEROU UMA DISCUSSÃO MUITO PROVEITOSA E, DE CERTO MODO, ALIVIADORA PARA MUITOS.
DESSA FORMA, QUANDO FOI SUGERIDA UMA ATIVIDADE PARA SER REALIZADA COM OS ALUNOS, A FIM DE LEVAR A UM DEBATE NO PRÓXIMO ENCONTRO, MUITOS SE SENTIRAM ALIVIADOS E OUTROS DEMONSTRARAM GRANDE PREOCUPAÇÃO TENDO EM VISTA SEU PÚBLICO DISCENTE.
ASSIM, FICOU MARCADO NAS NOSSAS VIDAS UM MOMENTO QUE RENDEU MUITOS FRUTOS, POIS OBSERVEI QUE MUITOS DOS PROFESSORES QUE ALI ESTAVAM NÃO TINHAM O CONHECIMENTO DE MUITAS DAS TEORIAS TRABALHADAS NO DECORRER DA OFICINA E QUE O CRESCIMENTO PROFISSIONAL DEU-SE, PRINCIPALMENTE, MEDIANTE A TROCA DE EXPERIÊNCIAS QUE LEVOU-NOS A QUESTIONAR MUITAS COISAS, COMO A NOSSA PRÁTICA DOCENTE E A FORMA COMO MEDIAMOS AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA. PORTANTO, ACREDITO QUE NESSE PRIMEIRO ENCONTRO FICOU CLARO PARA TODOS A IMPORTÂNCIA E AS MUDANÇAS PROFISSIONAIS E TEÓRICAS QUE O GESTAR II VAI NOS PROPORCIONAR SE TIVERMOS O COMPROMISSO E A VONTADE DE APRENDER E TENTAR MUDAR NOSSA REALIDADE ENQUANTO PROFESSORES.

sábado, 25 de julho de 2009

MEU MEMORIAL

De família simples e bem humilde, sempre fui muito introspectiva e envergonhada. Pouco social, com ar triste e sem amigas ou irmãs para brincar, conversar ou fazer qualquer tipo de travessuras próprias da infância. Talvez por isso que bem cedo me dediquei e me identifiquei com as palavras escritas, mais precisamente com diários. E assim, passei a ser das Letras desde os meus primeiros traços de personalidade.

Quando criança, na escola, não tinha muito contato com livros, senão o didático, porém sempre me encantei com as palavras e devorava os textos dos meus livros antes que as professoras cobrassem. Meus pais não podiam me dar livros de historinhas como assim os chamava, mas isso não me desanimava e nem me revoltava quando via algumas coleguinhas e suas coleções. Na infância, ainda, ganhei de uma tia uma revistinha da Magali o que me deixou muito feliz. Então passei a lê-la sempre que sentia necessidade de uma leitura que não fosse a dos textos do livro didático.

O primeiro livro que li foi “O Pequeno Príncipe” quando ganhei um já bem velhinho de uma prima, na adolescência. Experiência inexplicável, porque nunca tinha viajado pelo universo mágico da Literatura por tanto tempo, e, talvez por ter adorado a obra, me senti incentivada a continuar essa viagem em outros livros. Passei a consultá-los na pequena biblioteca da escola sempre que tinha disponibilidade.

Mais tarde, ingressei na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, e hoje, tenho consciência de que toda mudança acontecida comigo é fruto do leque de possibilidades e crescimento interior que a experiência universitária me proporcionou. Além disso, o curso de Letras, ao qual me dediquei, trouxe-me enriquecimento teórico, humano e, acima de tudo, mostrou-me o meu valor e capacidade de transmissão e reflexão sobre o meu papel social.

Foi assim que me fiz professora. Profissão que me orgulho de ter e que me ensina, me humaniza, me modifica, me renova, me engrandece... Torna-me melhor e feliz com cada gesto de carinho, com cada olhar de agradecimento, com cada brilho refletido por um momento, (pequeno que seja), de aprendizagem. Mas que também me preocupa pelos rumos tortuosos que segue ultimamente, pela falta de interesse, pelas oportunidades jogadas fora, pelo descaso de muitos que ainda não compreenderam que é através da educação e com a educação que conseguiremos reverter qualquer quadro de intolerância, miséria e abandono, em qualquer âmbito que se encontre.

Sei que não tenho tanta experiência, porém não me renego à aprendizagem e não me diminuo com os problemas e dificuldades que encontro. Tenho necessidade de interação porque sei que é através das experiências que nos tornamos melhores e tenho plena convicção de que muito posso ajudar a melhorar e a reverter à realidade da nossa educação.

Juciléa Campos Alves

terça-feira, 21 de julho de 2009


CARACTERIZAÇÃO DO GESTAR II

É um programa de formação continuada semipresencial orientado para a formação de professores de Matemática e de Língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo de ensino aprendizagem.
O foco do programa é a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho.
[...]
A finalidade do programa é elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Guia Geral. Brasília:
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, p. 14, 2008.